Bem-vindo à Brasão do Pampa. Suplementos minerais para o Pampa Gaúcho.

  • Atendimento
  • (55) 3232-0904

Blog

Desenvolvido, testado e aprovado. Pampa Gaúcho.

A recria e suas estratégias de suplementação na primavera /verão

thumbnail

    Com o passar dos anos devido principalmente ao avanço da cultura de soja no Rio Grande do Sul, é notável a diminuição do rebanho bovino, segundo dados da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária nos últimos 10 anos o RS reduziu em quase 8% seu rebanho bovino. Ao mesmo tempo a integração lavoura-pecuária oferece um incremento de oferta forrageira no período de inverno, o que permite uma melhor recria e terminação de novilhos (as) assim como beneficia o sistema de cria, dependendo da época de parição.
    Essa mesma integração contribui para a eliminação de categorias improdutivas, tornado os ciclos de recria/engorda mais curtos, e permite que animais jovens tenham mais cedo acabamento e peso suficientes para abate.
    Estamos entrando em um período em que as pastagens perenes C4 (tropicais) (Capim Aruana, Capim Áries, Brachiaria) se encontram completamente brotadas e aptas a receber lotações, assim como pastagens anuais estão sendo implantadas (Milheto, Capim Sudão, Sorgo forrageiro). Essas culturas também são utilizadas para recria de machos, que seguirão seu processo de engorda no período de inverno em pastagens de aveia e/ou azevém, para serem engordados.
    Seguindo este raciocínio, teríamos animais prontos para abate aos 24 meses, no entanto, isso irá depender do grau de acabamento de carcaça que esses animais irão apresentar em sua fase final de engorda.
    A estratégia de suplementação na recria, seja ela energética ou proteica-energética, apresenta uma ótima relação custo-benefício, sendo que os animais ao sobreano neste período de primavera-verão possuem uma ótima conversão alimentar.
    Tanto em pastagens perenes como em anuais, a suplementação proteica-energética proporciona em animais em recria o início da deposição de gordura na carcaça, fundamental para o acabamento precoce em seu período terminação.
    Essa estratégia além de mudar a composição do ganho de peso, pode oferecer um incremento em torno de 35% no período de suplementação, além do bom custo-benefício em seu período de utilização contribui também para melhora de capacidade do ganho em um processo futuro de engorda.
    A Brasão do Pampa possui uma linha variada de proteicos energético com capacidade de suprir tais demandas na recria. A lucratividade destes sistemas depende basicamente da correta indicação e do manejo utilizado.